Artigo: Por que os brasileiros gostam de pagar altas taxas de juros?

A taxa de juros praticadas no Brasil é considerada uma das mais altas do Mundo. Ouvimos diariamente alguém falar sobre juros. Será que todos os brasileiros sabem o real significado da palavra juros? Por que os brasileiros gostam de pagar altas taxas de juros? Essa é uma das perguntas que está tirando o sono de milhões de brasileiros e sempre existiu.

Os juros é uma importância cobrada pelo empréstimo de dinheiro e por unidade de tempo. Podemos dizer que, é um rendimento de capital investido de interesse ou até mesmo uma recompensa.

Quando pagamos juros é sinal que o impacto está mexendo no nosso próprio bolso e, poucas pessoas percebem esse problema. Quando compramos algum produto, o preço anunciado geralmente é a vista, mas na hora da negociação, o vendedor acaba iludindo o comprador, dizendo que o preço à vista poderá ser parcelado em 10, 12 ou até 24 vezes sem juros!

Vamos a um exemplo: Imagine você dirigindo a qualquer Banco e solicitar R$1.000,00 emprestados e, daqui a 10, 12 ou 24 meses, retornar ao Banco e, devolver o mesmo valor! Será que o Banco aceitaria? É claro que não!

Todo o cuidado deve ser redobrado na hora de qualquer compra. A questão dos juros deve ser muito bem observada nesses momentos. Muitas compras acabam sendo realizadas por impulso, sem planejamento, em pagamentos com parcelas fixas, mas na realidade, os juros já fazem parte do dia a dia dos brasileiros, principalmente das pequenas parcelas que cabem no seu bolso, muitas vezes, passando o comprador por desapercebido.

Uma outra questão que nos chama muito atenção, é a prática constante da cobrança de juros compostos, mas o que isso significa? É uma forma de adicionar juros em cada parcela mensal, adicionada sempre a maior para cálculo dos juros devidos no período subsequente. Resumindo, é a cobrança de juros sobre juros (compostos). O valor não para de crescer, gerando cada vez mais um grande impacto no bolso do consumidor.

Outra modalidade são os juros de mora. Significa o que será cobrado em acréscimo aos juros normais, com multa pelo atraso de pagamento.

Mas, não paramos por aí, ainda temos os juros simples, que o próprio nome diz - os que não se adicionam em cada período à importância do empréstimo para cálculo dos juros devidos no período subsequente.

Devemos sempre nos lembrar ao decidirmos fazer qualquer compra a prazo e, principalmente da palavra “juros”.

Quando alguém paga juros esse dinheiro acaba saindo do rendimento, gerando no futuro um impacto na sua vida financeira.

Nesse momento, chegou a hora de analisar com carinho todos os reflexos que essa pequena palavra de cinco letras “juros” poderá causar a sua vida.

Pagar com juros é pagar caro infelizmente, pense nisso!

A partir de agora, coloque em prática no seu dia a dia a regra do $ucesso Financeiro batizada como “4 P’s” - Planejar,  Pesquisar, Pechinchar e Pagar à Vista, criada por mim em 2007, lançada com exclusividade no Programa da Hebe Camargo no SBT quando tive a honra de ser convidado para falar a respeito de Direito do Consumidor, das diversas formas como os brasileiros criam dívidas para pagar outras dívidas com  facilidades e sobre as técnicas de negociações para sair do endividamento sem pagar altas taxas de juros. 

Agindo assim, você não pagará juros altíssimos para viver, seu bolso agradecerá por todas as boas atitudes, inclusive sua família.

Boa Sorte e até o próximo Artigo.

Deseja saber sobre um tema específico, envie sua sugestão clique aqui

Você tem alguma dúvida e precisa de esclarecimentos, envie sua pergunta através do link clique aqui     


Sobre o autor: Dr. Cláudio Manoel Molina Boriola é um Advogado pós-graduado, com cursos complementares abrangendo áreas como economia, administração, gestão de recursos financeiros, sistemas integrados de qualidade e produtividade, estratégias de remuneração, endomarketing, finanças e tributos. Ele também possui especializações em recuperação e negociação de créditos, gestão empresarial nacional e internacional. É o fundador da Advocacia Boriola, uma equipe composta por diversos profissionais atuantes em várias áreas. Além disso, o Dr. Boriola é o criador do Projeto Educação Financeira nas Escolas e leciona em um Curso Preparatório para o Exame da OAB. Ele é um palestrante ativo em congressos no Brasil e no exterior, abordando temas como a relevância da Educação Financeira no dia a dia das pessoas e os direitos dos consumidores.

Newsletter!
Cadastre-se para ficar atualizado.

Sobre

Nosso objetivo sempre foi o atendimento de qualidade superior com características distintas, que possam ser percebidos por meio dos benefícios gerados.
 
Prestamos nossos serviços em sistema de parceria com nossos clientes, de forma totalmente transparente e ética, proporcionando soluções modernas, racionais e ágeis.

Além de nosso comprometimento na prestação de serviços com qualidade, proporcionamos um diferencial nos preços praticados, gerando uma boa relação custo/benefício.
 
 

Saiba mais

Links úteis